Buscar
  • Ars et Vita

Exposição leva obra de Arthur Bispo do Rosário a quatro cidades do interior de São Paulo


A itinerância da exposição “Arthur Bispo do Rosário: a alguns centímetros do chão” chegou ao fim, após ter percorrido quatro unidades do SESI SP: Campinas (28 de abril a 24 de junho), São José dos Campos, Itapetininga (25 de agosto a 07 de outubro) e São José do Rio Preto (13 de outubro a 02 de dezembro). Esta foi a primeira exposição individual de um dos mais importantes artistas do século XX no interior de São Paulo.

Para possibilitar uma verdadeira imersão no rico universo artístico de Arthur Bispo do Rosário, a Ars et Vita, junto com os mediadores da exposição, desenvolveu uma série de propostas de ação educativa, utilizadas em todas as cidades da itinerância. Uma das propostas de maior êxito foi o “Manto da Passagem”. Semelhante ao Manto da Apresentação, de Arthur Bispo do Rosário, esta atividade utilizou as técnicas de bordado, colagem e assemblage. A princípio, a ideia era que as pessoas bordassem seus nomes na peça, porém ao longo das atividades a equipe educativa percebeu que a ideia inicial transformou-se quando entrou em contato com o público, abrindo espaço para que este deixasse não só nomes, mas também frases, pedidos de liberdade e objetos de valor simbólico, como, por exemplo, remédios e uma chave mestra do hospital referência Dr. Cândido Ferreira.

Merece destaque a mediação realizada com o público do Centro de Convivência do Idoso, o qual associou as obras do Bispo do Rosário à suas próprias lembranças, criando relações de afeto com o trabalho e se identificando com as obras bordadas, distinguindo os pontos utilizados em seus bordados e o grau de dificuldade.

A APAE de Mirasol realizou ainda um trabalho em diálogo com a exposição, idealizado pelo professor de Artes da APAE Felipe Rocio e por Gabrielle Pagliuso, uma das mediadoras da exposição no SESI São José do Rio Preto. Confira a matéria aqui!

A exposição foi visitada por mais de 15.000 pessoas. Devido à variedade de olhares e opiniões sobre sua história e suas obras, podemos concluir que a exposição (e as propostas educativas desenvolvidas) conseguiu proporcionar um contato entre o universo artístico de Arthur Bispo do Rosário e pessoas que, pela primeira vez na vida, tiveram a oportunidade de conhecer os seus trabalhos, além de promover uma reflexão sobre a loucura e a incompreensão e limitações da nossa sociedade com relação a esta.

#BispodoRosário #exposição

19 visualizações
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

Inscreva-se na nossa newsletter