• Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon

Inscreva-se na nossa newsletter

A alguns centímetros do chão

Arthur Bispo do Rosário

____

2016/2017

O vasto universo de Arthur Bispo do Rosário é retratado na exposição “A alguns centímetros do chão” através de objetos, estandartes, miniaturas e assemblages, que permitem ao público entender a profunda e complexa personalidade deste artista. “Através de uma simples cadeira, incorporada no universo artístico de um dos mais expressivos artistas brasileiros do século XX, a arte traz a mais pungente resposta à loucura cometida pela sociedade brasileira em todos os espaços manicomiais do país”, comenta o curador da exposição Luiz Gustavo Carvalho.

Arthur Bispo do Rosário passou a maior parte da sua vida internado na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro. Defendendo os seus trabalhos com obstinação, pois via como missão catalogar “todo o material existente na Terra dos Homens” para salvá-lo no dia do Juízo Final, ele guardava na sua cela objetos, muitas vezes bordados com fios desfiados a partir dos uniformes azuis do hospício, em um ato de subversão e lucidez contra a prisão manicomial. Apesar de nunca ter se considerado como um artista, a obra de Arthur Bispo do Rosário integrou algumas das mais importantes exposições em âmbito mundial, tais como a Bienal de São Paulo e a Bienal de Veneza, além de ter sido exibida no Museu Jeu de Paume (Paris) e no Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA).

Apresentada pela primeira vez em 2016, durante a quinta edição do Festival Artes Vertentes: Festival Internacional de Artes de Tiradentes, a exposição “A alguns centímetros do chão” é realizada em parceria com o Museu Bispo do Rosário.

 

Curadoria Luiz Gustavo Carvalho

____​

Tiradentes - MG
2016
Festival Artes Vertentes

 

SESI SP

Campinas - SP

28 de abril a 24 de junho de 2017

 

São José dos Campos - SP

30 de junho a 19 de agosto de 2017

 

Itapetininga - SP

25 de agosto a 07 de outubro de 2017

 

São José do Rio Preto - SP

13 de outubro a 02 de dezembro de 2017

HOME

Imprensa:

PRÓXIMO